Livros à mão cheia: o livro como veículo de produção acadêmica

Autores

  • Paulo Rogério Meira Menandro Universidade Federal do Espírito Santo; Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento
  • Oswaldo Hajime Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Departamento de Psicologia
  • Emmanuel Zagury Tourinho Universidade Federal do Pará; Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
  • Antônio Virgílio Bittencourt Bastos Universidade Federal da Bahia; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642011000200005

Palavras-chave:

Produção científica, Pós-graduação, Avaliação de livros

Resumo

O texto discute a importância do livro como modalidade de produção acadêmica. São apresentados argumentos em favor da visão de que periódicos e livros, em diversas áreas de conhecimento, constituem formas de veiculação de produção científica que se complementam no cumprimento de funções relevantes para o desenvolvimento da ciência e para a formação e atualização de profissionais. A metodologia adotada nos últimos anos para a avaliação dos livros produzidos no âmbito da pós-graduação em Psicologia é descrita e comentada.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Livros à mão cheia: o livro como veículo de produção acadêmica. (2011). Psicologia USP, 22(2), 367-386. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011000200005