Avaliação entre pares na ciência e na academia: aspectos clandestinos de um julgamento nem sempre científico, acadêmico ou de avaliação

Autores

  • Sílvio Paulo Botomé Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000013

Palavras-chave:

Avaliação acadêmica, Revisão por pares, Trabalho acadêmico, Qualidade do trabalho acadêmico

Resumo

A avaliação do trabalho acadêmico não pode ser reduzida apenas a medidas. Menos ainda reduzida a medidas de alguns aspectos. Há, porém, uma extensa naturalização de procedimentos que não são orientados por todos os aspectos que constituem essa avaliação. Um dos aspectos dessa naturalização tem sido a lenta e sutil substituição do debate e da crítica aos trabalhos acadêmicos pela sua simples exibição, apresentação ou publicação com exames mais burocráticos do que acadêmicos. As avaliações entre pares são geralmente exigência ou procedimento feito com problemas ainda não suficientemente resolvidos. Eles incluem o anonimato do avaliador com muitos desvios de uma avaliação acadêmica para uma avaliação política, ideológica ou pessoal. O debate, dessa forma, fica facilmente distorcido e as preferências do examinador (teóricas, ideológicas, políticas etc.) tendem a predominar e até serem perigosamente eliminatórias de trabalhos inovadores ou de uma corrente de contribuições diferente ou não popular no meio científico.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação entre “pares” na ciência e na academia: aspectos clandestinos de um julgamento nem sempre científico, acadêmico ou “de avaliação”. (2011). Psicologia USP, 22(2), 335-356. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000013