A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores

Autores

  • Kelly Cristina Zavadski Faculdade de Pato Branco
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000400004

Palavras-chave:

Atuação do psicólogo escolar, Ensino Superior, Formação de professores, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre aspectos que envolvem a atuação do psicólogo no âmbito do Ensino Superior, partindo dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Destacamos a possibilidade de atuação do psicólogo escolar na formação de professores nesse nível de ensino, vislumbrando a sua contribuição para que o docente possa entender acerca da relação desenvolvimento e aprendizagem de adultos, com ênfase na formação dos conceitos. Apresentamos também os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores de uma IES, em 2009, que buscaram analisar a compreensão dos mesmos sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem e trabalho do psicólogo escolar. Concluindo, consideramos que a proposta de uma intervenção da Psicologia na formação de professores pode contribuir para que os docentes compreendam o quanto o desenvolvimento psicológico é ilimitado e como a atividade pedagógica, na transmissão e apropriação dos conhecimentos, pode levar o aluno a um maior desenvolvimento da sua capacidade intelectual.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e a formação de professores . (2012). Psicologia USP, 23(4), 683-705. https://doi.org/10.1590/S0103-65642012000400004