A produção escrita de histórias por crianças e sua relação com as habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras

Autores

  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Geral e Experimental

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133813

Resumo

O estudo descreve a produção escrita de histórias de crianças do 3º ano de escolas públicas e compara-a entre subgrupos por habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras. As produções textuais foram enquadradas em uma de cinco categorias: 54,6% da amostra atingiram categorias intermediárias (III e IV), caracterizando-se por ausência de uma situação-problema ou apenas esboço desta. Há uma associação significativa entre as habilidades no nível da palavra e a produção de texto narrativo escrito. Crianças que são hábeis na leitura e escrita de palavras/pseudopalavras também são hábeis na produção escrita de textos. O inverso também é verdadeiro. O domínio das correspondências grafofonêmicas regulares na leitura e na escrita parece ser importante para produção escrita de texto narrativo. No entanto, a habilidade na leitura de palavras irregulares parece mais importante do que na escrita de palavras irregulares para a produção escrita de histórias.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A produção escrita de histórias por crianças e sua relação com as habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras. (2014). Psicologia USP, 25(2), 189-200. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20133813