A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564A20134413Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de uma cena observada em uma creche na cidade de São Paulo. Discute-se o modo pelo qual um profissional, atravessado pela psicanálise, trabalhando nesta creche cria condições para o surgimento de um enlace do professor com o bebê da creche tendo como referência a Metodologia IRDI. Esta metodologia é um procedimento de acompanhamento do desenvolvimento psíquico feito por psicanalistas em instituições de Educação Infantil por meio de indicadores clínicos com valor de previsão precoce de problemas de desenvolvimento. Conclue-se que é necessária a existência de uma transferência entre o professor da creche e o profissional, o que dá suporte para a construção deste enlace.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI. (2014). Psicologia USP, 25(3), 276-283. https://doi.org/10.1590/0103-6564A20134413