Vínculo e instituição como temas básicos da abordagem psicanalítica na formação e no trabalho do psicólogo em instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420130046Resumo
Questões sobre a formação e o trabalho de psicólogos em instituições públicas são abordadas neste estudo por um recorte teórico fundamentado na Psicologia Social (Pichon-Rivière) e na Psicanálise Transicional (René Kaës) que privilegiam a dimensão das relações intersubjetivas (sujeito – grupo – instituição), consciente e inconsciente, na abordagem da complexidade do campo institucional. Os conceitos de vínculo e instituição são definidos e discutidos para compreensão de suas relações e determinações nos processos psíquicos grupais e institucionais, no estabelecimento de alianças inconscientes, na distribuição de poder (lugares e papéis), nos efeitos de enrijecimento, paralisação, crise e ruptura. Remete-se essa discussão à valorização da pesquisa e à proposição de um recorte metodológico (análise institucional do vínculo) centrado no grupo e no conceito de vínculo à formação e ao trabalho do psicólogo na instituição pública (psicólogo pesquisador) como perspectiva para superar estereotipias, capturas ideológicas e formação de pactos que interfiram na consecução do trabalho institucional.Downloads
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Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Vínculo e instituição como temas básicos da abordagem psicanalítica na formação e no trabalho do psicólogo em instituições públicas. (2014). Psicologia USP, 25(3), 284-293. https://doi.org/10.1590/0103-656420130046