Dificuldade de aprendizagem e saber idealizado no outro
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420130012Resumo
O artigo discute, a partir da abordagem psicanalítica de Freud e Lacan, a relevante problemática das dificuldades de aprendizagem quando se apresentam na vertente sintomática. Argumenta que de um lado a aprendizagem se sustenta na suposição de que o Outro sabe, mas, de outro, podemos verificar nos quadros de dificuldade de aprendizagem vicissitudes que colocam em questão a relação do sujeito com o saber e que nos conduzem para outra dimensão dessa problemática do estatuto do saber no Outro. Trata-se nesse campo somente de um Outro que não sabe ou pode emergir também um Outro cujo saber é excessivamente idealizado? Nesse sentido, o artigo trata da dimensão do Ideal presente nas dificuldades de aprendizagem.Downloads
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Publicado
04/01/2015
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Dificuldade de aprendizagem e saber idealizado no outro . (2015). Psicologia USP, 26(1), 71-79. https://doi.org/10.1590/0103-656420130012