Investigação de aspectos da clientela e sistema de atendimento de um ambulatório de saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771991000100005Palabras clave:
Saúde mental comunitária, Psicologia comunitária, Programas de saúde mental, Serviços de saúde mentalResumen
O presente trabalho consiste num estudo descritivo a respeito de características da clientela e do atendimento prestado por um ambulatório de saúde mental do serviço público do Estado de São Paulo. Utilizou-se um sistema de análise de conteúdo, constituído por 15 itens referentes a aspectos do conteúdo dos prontuários e folhas de triagem da instituição. Foram construídos conjuntos de categorias para a descrição quantitativa de 12 desses ítens e, em três deles, onde não se aplicava tal método, foram utilizadas outras formas sistemáticas de descrição. Os resultados apresentam informações de interesse sobre a clientela e permitem uma análise crítica do sistema de atendimento, sugerindo mudanças produtivas. Levantaram-se questões e hipóteses visando a futuras investigações. A análise envolveu, ainda, referências a contradições da política de saúde mental do governo, com respeito ao sistema de atendimento. Enfatizou também a necessidade de ações políticas e sociais para resolver muitos dos problemas apresentados pela clientela.Descargas
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Publicado
1991-01-01
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Artículos Originales
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Cómo citar
Investigação de aspectos da clientela e sistema de atendimento de um ambulatório de saúde mental . (1991). Psicologia USP, 2(1-2), 49-63. https://doi.org/10.1590/S1678-51771991000100005