Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107885Palavras-chave:
Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. MediaçãoResumo
Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.Downloads
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Publicado
1998-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil. (1998). Psicologia USP, 9(2), 205-220. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107885