Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil

Autores

  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia. Departamento de Psicologia Social e Educacional.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107885

Palavras-chave:

Desenho. Crianças em idade pré-escolar. Linguagem. Comunicação oral. Interação social. Mediação

Resumo

Este trabalho focaliza algumas das condições sociais da produção da atividade gráfica. Os dados foram coletados através de vídeo-gravações e de desenhos de crianças pré-escolares, em situações de produção gráfica, em sala de aula, durante um ano letivo. Baseada na abordagem históricocultural, a análise buscou verificar as relações entre a fala e o desenho, assim como as ações das crianças com e sobre as possibilidades funcionais dos materiais em pregados na atividade gráfica e as m ediações entre pares e professora. De acordo com os resultados, o impacto dos eventos interativos, em especial os processos de linguagem na atividade de desenho, indicam a necessidade de revisão da ênfase maturacionista nas atuais discussões teóricas sobre o tema.

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Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Condições Sociais da Constituição do Desenho Infantil. (1998). Psicologia USP, 9(2), 205-220. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107885