Paralelismo entre História e Psicogênese da Escrita do Ritmo Musical
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107887Palavras-chave:
Epistemologia genética. Escrita. Ritmo. Música. Desenvolvimento cognitivo.Resumo
A pesquisa tem como objetivo traçar um paralelism o entre o desenvolvimento histórico de um conceito, o de escrita do ritmo musical, na história da música e na psicogênese da notação musical. Ao mesmo tempo esta pesquisa contesta a visão de paralelism o entre a ontogênese e afilogênese, jam ais proposta por Piaget. Esta pesquisa se apóia na redefinição das etapas estipuladas por Piaget para o desenvolvimento de um conceito, abandonando a tradicional sucessão de quatro estágios divulgada hoje em dia. O reconhecimento da seqüência de etapas intraobjetal, interobje ta l e transobjetal, que acontece tanto na história das ciências como na psicogênese desses conceitos, representa a descrição de um processo no qual os mecanismos pelos quais o desenvolvimento cognitivo e a constru ção conceituai se realizam.Downloads
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Publicado
1998-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Paralelismo entre História e Psicogênese da Escrita do Ritmo Musical. (1998). Psicologia USP, 9(2), 221-247. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107887