A Noção de consciência n'A Estrutura do Comportamento (Merleau-Ponty)

Autores

  • Reinaldo Furlan Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação.

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108120

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Maurice. Fenomenologia. Comportamento. Estrutura.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de “consciência” na filosofia de Merleau-Ponty, a partir d’ A Estrutura do Comportamento, obra na qual Merleau-Ponty não se furta a uma análise da biologia para marcar a passagem para a ordem simbólica ou humana. Nesta obra, privilegia-se a noção de “estrutura” como alternativa às dicotomias da metafísica clássica entre sujeito e objeto (rescogitans e resextensa), procurando com isso a uma só vez entender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico,vital e humano). A vantagem da noção de estrutura também seria a possibilidade de apreender a consciência em situação, a emergência de sentido anterior à consciência de si e do mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Noção de consciência n’A Estrutura do Comportamento (Merleau-Ponty). (2001). Psicologia USP, 12(1), 11-31. https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108120