Monitoramento e Avaliação da Pós-Graduação: Algumas Reflexões sobre Requisitos e Critérios
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108130Palavras-chave:
Pós-graduação. Avaliação. Cursos. Form ação de professores. Pesquisadores.Resumo
A partir dos resultados de um levantam ento sobre os primeiros 25 anos de funcionamento do programa de pós-graduação em Psicologia Experimental do IPUSP (1974-1990), este trabalho discute algumas questões que emergiram como relevantes para a reflexão sobre o monitoramento e avaliação de cursos de pós-graduação. A identidade do curso é discutida em termos de temática, enfoque epistemológico e natureza da formação oferecida; a dinâmica do curso é abordada através da consideração da diversidade de fatores reguladores que a constituem, desde a disponibilidade de docentes, evolução de áreas de orientação e pesquisa, demanda de alunos e outros, que se refletem nos ciclos de produção do programa, objeto principal dos procedimentos vigentes de avaliação. E apontada a necessidade de auto-monitoramento do curso como instrumento para a validação ou o questionamento de avaliações externas, e sugerem-se alguns critérios de avaliação atualmente pouco contemplados, especialmente participação de alunos na produção científica do programa, avaliação do programa pelos alunos, e destino profissional dos titulados.Downloads
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Publicado
2001-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Monitoramento e Avaliação da Pós-Graduação: Algumas Reflexões sobre Requisitos e Critérios. (2001). Psicologia USP, 12(1), 203-221. https://doi.org/10.1590/psicousp.v12i1.108130