Reciprocidade e Hierarquia
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1996.111622Palavras-chave:
reciprocidade, hierarquia, etnografia da troca, redistribuiçãoResumo
Este artigo apresenta uma interpretação de várias concepções já clássicas das relações de troca, das teorias instrumentais e individualistas anglo-saxãs aquelas de Pierre Clastres e Luc de Heusch. Uma ênfase especial será dada ao Stone age economics, procurando reavaliar a abordagem de Marshall Sahlins do complexo de trocas de dádivas em torno dos "chefes primitivos", especialmente melanésios e polinésios. O artigo pretende demonstrar a possibilidade teórica de um conceito que sintetizaria os princípio de reciprocidade de Claude Lévi-Strauss e a noção de hierarquia de Louis Dumont. Esta "reciprocidade hierárquica" ou "redistributiva" seria diferentemente institucionalizada em cada situação concreta. Apenas descrições etnográficas e históricas que considerem os aspectos políticos das relações de troca poderiam permitir um futuro entendimento da dimensão hierárquica do principio de reciprocidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).