A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA
Palavras-chave:
Oligopólio, gestão estratégica, inovação, empreendedorismoResumo
Entender os cenários econômicos permite avaliar melhor as decisões estratégicas tomadas pelas empresas em uma economia de mercado. Um destes cenários chama-se oligopólio, opera com poucas empresas e gera barreiras à entrada de outras. O presente artigo analisa a inserção da empresa de aviação comercial Azul Linhas Aéreas no Brasil. Mormente, em um segmento de mercado oligopolista, que se caracteriza como um duopólio, dominado por duas empresas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a natureza da estratégia empresarial que superou barreiras existentes no duopólio. De modo específico avaliou a dinâmica de operação da empresa no mercado, analisou a tomada de decisão gerencial e verificou suas perspectivas de desenvolvimento e permanência no mercado. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva. Ela associou os processos de estudo documental e histórico e usou técnicas de análise qualitativa em dados primários e secundários. Constatou-se que uma barreira de entrada para a Azul Linhas Aéreas no Brasil é a própria complexidade da decisão de ingresso, porque ela afeta a dinâmica da economia ao exigir grandes investimentos, cujo retorno é sempre no longo prazo. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário econômico. O duopólio deu lugar a um oligopólio, devido aos novos patamares de desempenho das empresas, agora, alavancados pela concorrência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-11-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
A INSERÇÃO DA AZUL LINHAS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO: O ESTUDO DESCRITIVO DE UMA ESTRATÉGIA INOVADORA. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 125-149. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100218