A INOVAÇÃO CONFRONTADA COM AS TENDÊNCIAS VINTAGE E RETRÔ: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DA LINHA BRANCA
Palavras-chave:
Inovação, Vintage, Retrô.Resumo
Embora se reconheça a existência de uma tendência ao lançamento de produtos com design retrô e estilo vintage, poucas são as pesquisas que se propõem a analisar o fenômeno e escassos são os estudos que enfrentam o aparente paradoxo dessa tendência com relação à inovação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental e bibliográfica, o presente artigo discute esse fenômeno, buscando contribuir para sua melhor compreensão. Conclui que as tendências retrô e vintage, enquanto representações sociais associam-se ao desejo de recuperar momentos anteriores do processo produtivo ou, como afirma Yamamari (2013), “tentam evocar a sensação de unicidade que um produto artesanal possuía, remetendo a uma época em que as mercadorias eram, necessariamente, feitas com um dispêndio maior de tempo e trabalho, o que subentende um cuidado e personalização na produção”. A representação social de produtos artesanais, no universo simbólico, tem sido apropriada como estratégia de marketing e utilizada pelas áreas de inovação de grandes empresas, sendo bem sucedida em atender, no plano imaginário, ao desejo dos clientes.
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