Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet

Autores

  • Michelle Helena Kovacs Universidade Federal de Pernambuco
  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O ditado popular ‘quanto mais difícil, melhor’ é colocado em questão na área do comportamento do consumidor por meio deste ensaio teórico. Com base em uma série de experimentos realizados em 1969, Cardozo afirma que quanto maior o esforço despendido pelo consumidor em uma determinada aquisição, maior a percepção da satisfação com o processo de compra. Ou seja, a percepção do resultado da compra seria moldada de acordo com o esforço investido na obtenção do produto. O trabalho inicial de Cardozo é revisto neste ensaio com uma nova roupagem, analisando a temática, mais de três décadas depois, no atual contexto do comércio eletrônico. Não foram encontradas, até o momento, pesquisas publicadas sobre qual seria a associação das estratégias de redução de riscos percebidos, consideradas aqui um esforço empregado pelo consumidor, na satisfação com o processo de compra do e-commerce. O estudo proposto tem então como objetivo ampliar as investigações sobre o tema, propondo um esquema teórico sobre a associação entre as estratégias de redução de riscos nas compras pela rede e a satisfação do consumidor, analisando a propensão a assumir riscos e o envolvimento do indivíduo como variáveis mediadoras da relação.

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Biografia do Autor

  • Michelle Helena Kovacs, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda em Administração – UFPE.  Professora no curso de especialização em Gestão Empreendedora do Turismo - FIR
  • Salomão Alencar de Farias, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Administração – USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – UFPE

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Edição

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Artigos

Como Citar

Quanto mais difícil, melhor? Proposição de um esquema teórico do esforço do consumidor, riscos percebidos e satisfação com o processo de compra pela Internet. (2006). INMR - Innovation & Management Review, 2(2), 33-48. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79046