Gestão estratégica do conhecimento baseada na construção de protocolos médico-assistenciais: o compartilhamento de ideias entre parcerias estratégicas como vantagem competitiva

Autores

  • Jacques Édison Jacques Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cláudio Reis Gonçalo

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o processo estratégico na percepção de gestores médicos de um hospital privado e de lideranças de uma operadora de planos de saúde. Os protocolos médico-assistenciais foram os núcleos de investigação da pesquisa. A sustentação do estudo e da análise dos resultados utilizou, principalmente, referenciais teóricos sobre compartilhamento, barreiras à gestão do conhecimento e gestão de parcerias. A pesquisa foi qualitativa através de entrevistas em profundidade que, anteriormente, apoiaram-se em grupos de foco. As entrevistas buscaram saber: (1) as barreiras do contexto à gestão do conhecimento; (2) os meios e formas utilizados para criação e compartilhamento do conhecimento; (3) e o grau de participação das operadoras dos planos de saúde na construção dos protocolos, assim como no compartilhamento de processos assistenciais e objetivos. Os resultados principais apontaram não haver barreiras importantes à legitimação de uma nova linguagem trazida por novos paradigmas por meio dos protocolos. Entretanto, foi evidente a pouca participação da alta direção junto às especialidades no momento de tratá-las como uma unidade de negócio e, principalmente, a dificuldade do compartilhamento de idéias entre a equipe de profissionais técnicos e essa com a operadora do plano de saúde.

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Biografia do Autor

  • Jacques Édison Jacques, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Mestre em Controladoria – UFRGS Mestre em Administração – UNISINOS. Professor Assistente de Graduação em Administração Hospitalar – UNISINOS
  • Cláudio Reis Gonçalo
    Doutor em Engenharia de Produção – UFSC

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Publicado

2007-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão estratégica do conhecimento baseada na construção de protocolos médico-assistenciais: o compartilhamento de ideias entre parcerias estratégicas como vantagem competitiva. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 106-124. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79075