O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, inovação, orientação ao mercado.Resumo
Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação.Downloads
Downloads
Publicado
2009-02-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 5-24. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79107