Inovação gerencial: os aspectos relevantes da implementação de desenvolvimento integrado de produtos numa empresa alimentícia
Palavras-chave:
Desenvolvimento integrado de produtos, estratégia de gerenciamento, inovação gerencial.Resumo
Na complexa trama do tecido decisório das empresas, cada vez mais, os gerentes precisam de elementos para acertar seus alvos. As empresas atualmente têm se preocupado em acertar mais as necessidades dos seus clientes, diminuir o tempo de suas entregas, armazenar informações relevantes, entre outras medidas no vasto repertório gerencial possível, criando, assim, mecanismos específicos para serem mais competitivas. Visando inovar as práticas gerenciais de uma empresa alimentícia, este trabalho apresenta um modelo de implementação de um novo processo gerencial de desenvolvimento integrado de produtos e tece uma análise de seus principais aspectos relevantes. Utilizando-se da metodologia de estudo de caso, foi possível entender tais aspectos, através da apresentação de um modelo construído, envolvendo cerca de 50 processos e 30 documentos, desenvolvido em ciclos e aprovado pelo corpo diretivo fase a fase. Um conjunto de recomendações marca o encerramento do trabalho, no intuito de mostrar aos pesquisadores e estudantes interessados no assunto sua importância e preocupações identificadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-02-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Inovação gerencial: os aspectos relevantes da implementação de desenvolvimento integrado de produtos numa empresa alimentícia. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 25-42. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79108