A influência do porte no comportamento inovador da empresa

Autores

  • Clandia Maffini Gomes Universidade federal de Santa Maria
  • Isak Kruglianskas Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Departamento de Administração

Palavras-chave:

Desempenho e porte empresarial, gestão da inovação, tecnologia.

Resumo

O estudo buscou avaliar a influência do porte da empresa no processo de gestão de fontes externas de informação tecnológica. A pesquisa survey foi realizada em empresas industriais brasileiras inovadoras, visando contribuir para as inferências sobre a forma de gestão de tecnologia e da performance. A análise da relação entre a gestão de fontes externas de informação tecnológica e o desempenho, segundo o tamanho das empresas, revelou que existem diferenças significativas, especialmente nos aspectos relativos à estrutura de gestão, oportunidades de acesso à tecnologia, às fontes externas de informação tecnológica e aos indicadores de desempenho. As análises efetuadas ressaltam a contribuição da parceria e do relacionamento externo na escolha da modalidade de acesso à tecnologia e na fonte de informação tecnológica, independentemente do tamanho das empresas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clandia Maffini Gomes, Universidade federal de Santa Maria
    Clandia Maffini Gomes Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Isak Kruglianskas, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Departamento de Administração
    Isak Kruglianskas Professor Titular da Universidade de São Paulo Chefe do Departamento de Administração da FEA/USP

Downloads

Publicado

2009-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A influência do porte no comportamento inovador da empresa. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 6(2), 5-27. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79137