Inovação no desenvolvimento de produto para o mercado de sobremesas prontas: o caso da Laffriolée

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho
  • José Edson Moysés Filho Universidade Nove de Julho
  • Robiney Davi Araújo Pereira Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa

Palavras-chave:

Inovação, Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos, Mercado Food Service, Pequena e Média Empresa.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o papel da inovação e as práticas sobre as quais se baseiam o Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos (DLNP) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O artigo analisa se esses procedimentos foram orientados por algum tipo de processo apresentado na literatura acadêmica. O segmento escolhido foi o de sobremesas prontas voltado para o mercado food service que vem apresentando sólido crescimento nos últimos anos. Com esse propósito, a empresa escolhida foi a Laffriolée Sobremesas cujas práticas de DLNP foram investigadas por meio de um estudo de caso. Verificou-se que a empresa em questão buscou ser inovadora, desenvolvendo um produto que se relaciona a novos estilos de vida e práticas sociais; porém aproveitando os canais de distribuição já existentes, preços competitivos e sua própria força de vendas. Além disso, buscou obter vantagem competitiva por meio do uso de suas ferramentas de marketing integrado.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC Professor da Universidade Nove de Julho – PMDA/UNINOVE
  • José Edson Moysés Filho, Universidade Nove de Julho
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Diretor Administrativo do Laffriolée Sobremesas Ltda
  • Robiney Davi Araújo Pereira, Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Professor do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – IPEP

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Publicado

2010-05-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inovação no desenvolvimento de produto para o mercado de sobremesas prontas: o caso da Laffriolée. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(1), 21-40. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79157