Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas
Palavras-chave:
inovação tecnológica, países emergentes, internacionalizaçãoResumo
Muitas empresas de países emergentes temem explorar mercados internacionais devido à distância entre as empresas globais e os padrões tecnológicos locais. Em geral, buscam o desenvolvimento tecnológico mediante a cópia, adaptação e melhoria de soluções alheias, porém um número crescente de empresas vem se destacando no cenário global, através da inovação de produtos e serviços para o mercado externo. A internacionalização através do investimento externo pode ser a única alternativa para empresas que enfrentam a competição global, e o sucesso de sua inserção externa dependerá, cada vez mais, da criação de vantagens competitivas baseadas em inovações tecnológicas. O trabalho procurou identificar as características e a dinâmica do processo de internacionalização de seis empresas nacionais de diferentes setores industriais – Sabó (autopeças), Natura (higiene e cosméticos), Totvs (software), Embraer (aviões), Marcopolo (carrocerias de ônibus), Gerdau (siderurgia) –, focalizando o papel da inovação tecnológica na trajetória internacional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-11-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Internacionalização de empresas brasileiras e o papel da inovação na construção de vantagens competitivas. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(3), 120-149. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79184