Estudo de casos sobre transferência de tecnologia para spin-offs universitários em Portugal
Palavras-chave:
Tecnologia, Spin-off, Universidade, Transferência.Resumo
A universidade é uma fonte para o desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados no conhecimento e tecnologia. A transferência de tecnologia da universidade para a indústria pode ser feita através de vários mecanismos como a criação de spin-offs universitários. Este artigo analisa quatro spin-offs universitários e os gabinetes de apoio à transferência de tecnologia e empreendedorismo de duas universidades portuguesas, contribuindo, desta forma, para um melhor conhecimento sobre um fenómeno emergente em vários países. Os resultados encontrados revelam que a universidade se mostra mais presente na fase inicial do processo de transferência. A entrada de financiadores viabiliza os spin-offs, mas na maioria dos casos implica para o universitário fundador a perda da maioria do capital e do controlo do spin-off criado em contexto académico. No processo de transferência de tecnologia para os spin-offs universitários identificaram-se ainda as seguintes principais dificuldades: custos associados à inovação, défice de investimento, e conquista de credibilidade e de parceiros estratégicos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-04-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Estudo de casos sobre transferência de tecnologia para spin-offs universitários em Portugal. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(1), 167-187. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79255