Relações nas redes sociais: geração de conteúdo, criação de networking e projeção das relações virtuais nas comunidades do Orkut
Palavras-chave:
Redes sociais, Comunidades virtuais, Interação, PLS.Resumo
As redes sociais são uma das mais importantes ferramentas da Web 2.0. Permitem a expressão individual pela criação de perfis públicos, a criação de redes de contato e a interação com intuito de se compartilhar e construir conteúdo coletivamente. O objetivo desse trabalho foi identificar fatores relevantes nas interações das comunidades do ORKUT e verificar a relação entre eles. Realizou-se um survey em seis comunidades do ORKUT e, com base na análise fatorial, foram obtidas sete dimensões: proatividade do usuário, percepção sobre a geração de conteúdo na comunidade, percepção de relevância do conteúdo para o cotidiano, para a vida profissional, projeção das relações virtuais para o presencial, avaliação do site e criação de networking. A modelagem de equações estruturais PLS mostrou relação significativa entre os fatores, destacando-se que o maior envolvimento do usuário acarreta em melhor percepção sobre a geração de conteúdo nas discussões, melhor percepção sobre a relevância desse conteúdo gerado, maior percepção de que é possível criar networking na comunidade, maior projeção das relações para o contexto off-line, e melhor avaliação das funcionalidades da rede social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-10-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Como Citar
Relações nas redes sociais: geração de conteúdo, criação de networking e projeção das relações virtuais nas comunidades do Orkut. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 37-64. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79329