As empresas olham além de seus muros para inovar?

Authors

  • Carlos Eduardo Torres-Freire Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Frederico Henriques Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Keywords:

Inovação, Indústria, Difusão de Conhecimento, Interações Sociais, Brasil. Códigos do Journal of Economic Literature, L20, O30.

Abstract

Este artigo trata da influência de atores como universidades, centros de pesquisa, consultorias, fornecedores, clientes e concorrentes em processos de inovação de firmas industriais. Com as transformações na economia nas últimas três décadas, os fluxos de informação e a difusão de conhecimento passaram a ser mais cada vez mais importantes para a qualidade do sistema produtivo e para a competitividade das empresas. Tais atores externos às firmas conformam redes que criam conexões para processos de aprendizado e transferência de conhecimento. A hipótese é que o desempenho inovador de empresas industriais brasileiras tem relação direta com o grau de interação destas com agentes como universidades, centros de pesquisa, fornecedores, clientes e consultorias. A análise de entrevistas com 106 empresários – realizadas na Pesquisa de Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação (PAEDI – CEBRAP/IPEA) – indica uma relação entre atitude inovadora mais forte e grau de interação: empresas com alto grau de interação com atores externos tendem a ser aquelas mais inovadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carlos Eduardo Torres-Freire, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutorando em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)
  • Frederico Henriques, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Published

2013-10-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

As empresas olham além de seus muros para inovar?. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 143-164. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79333