Redes associativas como inovação organizacional: estudo de caso de uma rede supermercadista
Resumen
No atual ambiente organizacional, competitivo, as empresas encontram a necessidade de atuarem de forma conjunta e associada, com o intuito de auferirem vantagens nas negociações e agregarem valor aos produtos e serviços em benefício de seus clientes. Dessa forma, utilizam como possibilidade de desenvolvimento empresarial, os modelos organizacionais baseados na associação, na complementaridade e no compartilhamento, pressuposto da união de pequenas e médias organizações em rede. Destaca-se, que as redes de empresas representam uma forma diferenciada de gestão organizacional, formadas com o intuito de obter competitividade no mercado globalizado. Nesse sentido, este artigo procurou discorrer sobre a cadeia de valor de redes associativas, tomando por base a Rede Central Mais de Supermercados, situada no Rio Grande do Sul. Assim, observa-se que as organizações pesquisadas, pequenos e médios supermercados, por meio da união em rede e da colaboração no gerenciamento de suas atividades, obtiveram maiores ganhos organizacionais, agregando valor às diferentes atividades efetuadas ao longo da cadeia.Descargas
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Cómo citar
Redes associativas como inovação organizacional: estudo de caso de uma rede supermercadista. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 57-70. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79072