Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico
Palabras clave:
Inovação tecnológica, competitividade, comércio eletrônico.Resumen
A emergência do comércio eletrônico como setor com as mais altas taxas de crescimento no Brasil nos últimos anos foi acompanhada pela expressiva adesão das grandes empresas. São elas que estão colhendo os benefícios de aumento da produtividade e de redução dos custos de transação, devidos à introdução tecnológica, enquanto as pequenas e as médias empresas não estão realizando o potencial de vendas on-line. O artigo foca a exposição teórica dos benefícios que podem ser obtidos, assim como a análise das barreiras à participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico. Identificar barreiras auxilia a sua superação, abrindo caminhos para a elaboração de estratégias de inclusão. A fundamentação teórica auxiliou a análise de um caso de empresa comercial brasileira que, ao superar os obstáculos e abandonar completamente as operações de balcão, expandiu o volume de suas vendas em 100% ao ano – num período de quatro anos. Colhendo os frutos da inovação tecnológica, a organização se tornou parceira na cadeia de valor de várias grandes empresas, ganhou vantagem competitiva no seu ramo de atividade, transformando-se em exemplo de atuação.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-02-27
Número
Sección
Artigos
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Cómo citar
Inovação tecnológica e competitividade: os desafios das pequenas e médias empresas em participar do comércio eletrônico. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 132-149. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79114