O papel do capital social do empreendedor na criação de empresas tecnológicas

Autores/as

  • Cândido Borges Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Palabras clave:

Empreendedorismo, Empreendedorismo tecnológico, Criação de empresas, Capital social, Redes.

Resumen

A utilização do conceito de capital social no campo do empreendedorismo, assim como na administração, está em crescimento. Em empreendedorismo, duas perspectivas principais de capital social são utilizadas: capital social individual e capital social coletivo. Este artigo conceitual utiliza a primeira perspectiva. Seu objetivo é analisar como o capital social individual de um empreendedor pode colaborar para o processo de criação de uma empresa de base tecnológica e, a partir desta análise, formular proposições que possam balizar pesquisas empíricas sobre o tema. Catorze proposições são formuladas e apresentadas. Elas foram reunidas em cinco grupos críticos no processo de criação de uma empresa de base tecnológica: 1) identificação das oportunidades de negócio, 2) acesso aos recursos financeiros, 3) aprendizagem de novas tecnologias, 4) legitimação da empresa nascente, e 5) trabalho em equipe e parcerias.

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Biografía del autor/a

  • Cândido Borges, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
    Doutorado em Administração de Empresas - HEC Montreal, Canadá Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás – FACE/UFG

Publicado

2011-11-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O papel do capital social do empreendedor na criação de empresas tecnológicas. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(3), 162-181. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79231