A assistência à infância desvalida no Alto Minho oitocentista: o caso do Asilo de Infância Desvalida D. Maria Pia de Ponte de Lima
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107899Palavras-chave:
Assistência, Infância desvalida, Asilos, Alto MinhoResumo
O presente trabalho visa analisar a evolução da assistência à infância em Portugal, com particular incidência no período da monarquia constitucional, tomando como caso de estudo o Asilo de Infância Desvalida D. Maria Pia de Ponte de Lima, uma vila do Alto Minho, situada no norte de Portugal. Propomo-nos ainda estudar as disposições estatutárias, as condições de funcionamento e o quotidiano destas organizações, atendendo, entre outros aspetos, às vertentes financeira e educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Alexandra Patrícia Lopes Esteves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).