Mensagens oficiais dos governadores do estado do Paraná (1928-1945): institucionalização para a proteção e assistência às crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107903Palavras-chave:
Crianças, Adolescentes, Governadores do Paraná, Institucionalização, Menores abandonados, Menores delinquentes, Infância abandonada, MenorResumo
Em 1927 foi promulgado o Código Mello de Mattos que trouxe, em sua redação, a terminologia “menor” para se referir aos adolescentes abandonados e/ou delinquentes. A terminologia “menor” foi mantida em documentos oficiais e nos discursos dos políticos e autoridades do estado do Paraná. Neste artigo, a partir da análise documental e de conteúdo, objetiva-se demonstrar, nas Mensagens Oficiais dos Governadores do estado do Paraná, no período de 1928 a 1945, o processo de institucionalização para a proteção e assistência às crianças e adolescentes que viviam na pobreza, considerando a relação entre educação, trabalho e segurança pública. Foram analisadas as Mensagens Oficiais dos Governadores Caetano Munhoz da Rocha e Affonso Alves de Camargo e dos Interventores Federais Mário Alves Monteiro Tourinho e Manoel Ribas. Constatou-se, no período analisado, que a preocupação com o processo de institucionalização para a proteção e assistência das crianças e adolescentes que viviam na pobreza, considerada uma predeterminante para a criminalidade, tinha como uma das metas a formação para o trabalho. O processo de institucionalização para a proteção e assistência para as crianças e adolescentes, foi permeado pela utilização das terminologias “Menores Abandonados”; “Menores Delinquentes”; “Infância Abandonada” ou simplesmente “Menor”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ireni Marilene Zago Figueiredo, Mariza Scheffer Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).