Indústrias e propaganda: anúncios de Honda e Yamaha na revista Veja (1974-1982)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107906Palavras-chave:
Honda, Motocicletas, Yamaha, Capital nipônico, Mercado nacionalResumo
A análise histórica de propagandas das indústrias japonesas de motocicletas é fundamental para a compreensão do início da inversão de capitais nipônicos do ramo motociclístico no Brasil no final do século XX. Para o presente artigo, consultamos 438 revistas VEJA publicadas entre 1974 e 1982 pela Editora Abril, exemplares estes disponibilizados na Internet. No final do período assinalado, ocorreu um autêntico boom no mercado nacional de motocicletas, sendo que as propagandas nipônicas possuíram um papel significativo de fomentar esta formação do mercado. Este boom da indústria brasileira de motocicletas não seria possível sem a participação de uma juventude consumidora, pois, em um contexto de retração econômica, os jovens, recém-adentrados no mercado de trabalho ou com a ajuda monetária dos pais, foram consumidores de grandes quantidades de motocicletas. O retorno em termos de lucro das propagandas de Honda e Yamaha foi visível: em plena desaceleração da economia brasileira entre o final da década de 70 e começo da década seguinte no século XX, as duas fábricas nipônicas não conseguiam atender a crescente demanda. Esta demanda reprimida gerou o desenvolvimento do mercado motociclístico nacional ao longo das décadas seguintes. Portanto, a compreensão de elementos do início e posterior desenvolvimento da inversão de capitais industriais japoneses no Brasil pode ser conseguida através da análise de peças publicitárias sobre motocicletas no período 1974-2000.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cristiano José Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).