Os uniformes no universo teen do colégio Marista: uma história de distinção social e gênero

Autores

  • Débora Pinguello Morgado Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ivana Guilherme Simili Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107907

Palavras-chave:

Uniforme Escolar, Moda, Gênero, Distinção social

Resumo

Desde o seu surgimento, os uniformes escolares equiparavam socialmente – em relação à aparência – alunos de uma determinada escola. Tal função deixou de prevalecer com a ascensão do fenômeno da moda. Assim, a moda participa do cotidiano das escolas brasileiras e dialoga com os uniformes escolares por meio do consumo de produtos que ornamentam e conferem status aos que os usam. Para compreendermos o estabelecimento de tal relação, transformamos em objeto de estudo as indumentárias do Colégio Marista – tendo como ponto observatório o Colégio Marista da cidade de Maringá (PR) –, a fim de identificar como as distinções sociais de classe são marcadas visualmente pelos alunos e alunas e como elas reafirmam os princípios de gênero na moda masculina e feminina. As fontes usadas no estudo são os documentos obtidos no site do Colégio e as imagens publicadas na Revista Capricho. A metodologia de análise envolveu o debate sobre a “moda uniforme” – práticas educativas desenvolvidas pelas escolas e a produção de aparências pelos alunos mediante o consumo de produtos e serviços – acessórios, maquiagens, adornos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Pinguello Morgado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Mestranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Ivana Guilherme Simili, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Dossiê temático: História da Infância e da Juventude

Como Citar

Os uniformes no universo teen do colégio Marista: uma história de distinção social e gênero. (2015). Revista Angelus Novus, 5(8), 231-252. https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107907