Os uniformes no universo teen do colégio Marista: uma história de distinção social e gênero
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107907Palavras-chave:
Uniforme Escolar, Moda, Gênero, Distinção socialResumo
Desde o seu surgimento, os uniformes escolares equiparavam socialmente – em relação à aparência – alunos de uma determinada escola. Tal função deixou de prevalecer com a ascensão do fenômeno da moda. Assim, a moda participa do cotidiano das escolas brasileiras e dialoga com os uniformes escolares por meio do consumo de produtos que ornamentam e conferem status aos que os usam. Para compreendermos o estabelecimento de tal relação, transformamos em objeto de estudo as indumentárias do Colégio Marista – tendo como ponto observatório o Colégio Marista da cidade de Maringá (PR) –, a fim de identificar como as distinções sociais de classe são marcadas visualmente pelos alunos e alunas e como elas reafirmam os princípios de gênero na moda masculina e feminina. As fontes usadas no estudo são os documentos obtidos no site do Colégio e as imagens publicadas na Revista Capricho. A metodologia de análise envolveu o debate sobre a “moda uniforme” – práticas educativas desenvolvidas pelas escolas e a produção de aparências pelos alunos mediante o consumo de produtos e serviços – acessórios, maquiagens, adornos.
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Copyright (c) 2015 Débora Pinguello Morgado, Ivana Guilherme Simili
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