Ulisses Retornado
Joseph Ki-Zerbo e a África da perspectiva africana
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.120100Palavras-chave:
História da África, Historiografia, Teoria da HistóriaResumo
Pretende-se, neste artigo, fazer do conceito de pátria - presente na obra do filósofo alemão Ernst Bloch - como chave de leitura para a perspectiva africana, conforme a define Joseph Ki-Zerbo. Argumenta-se que a citada perspectiva desemboca em uma original “ideia de África” que pode ser sintetizada na pátria blochiana: o lugar de regresso da humanidade não mais reificada.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-08-31
Edição
Seção
Dossiê temático: Racismo e antirracismo
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Paiva, F. (2016). Ulisses Retornado: Joseph Ki-Zerbo e a África da perspectiva africana. Revista Angelus Novus, 9, 41-62. https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.120100