A infância como objeto da história
Um balanço historiográfico
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i10.123935Palavras-chave:
história, infância, historiografiaResumo
O presente artigo tem como objetivo traçar um balanço sobre como o tema da infância e da juventude tem sido abordado na historiografia. Tendo em vista a escassez de trabalhos acadêmicos no Brasil de cunho de discussão teórica acerca da história da infância, faremos um panorama neste sentido partindo do livro fundador de Philippe Ariès, História Social da Criança e da Família, publicado inicialmente no início dos anos 1960. A partir desta obra, prosseguiremos com seus críticos, defensores e as diversas novas tendências em relação ao estudo da infância na história que vêm sido desenvolvidas, enfatizando aquelas ligadas à saúde e mortalidade infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).