“Era uma vez...”
Reflexões sobre a representação da infância em versões de Chapeuzinho Vermelho
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i10.124005Palavras-chave:
concepções de infância, narrativas, contos de fadas, cinemaResumo
Este estudo tem como tema a representação da infância presente no conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, escrito pelos Irmãos Grimm, no início do século XIX, bem como no filme de animação Deu a Louca na Chapeuzinho (2005). O objetivo é identificar e analisar a concepção de infância representada nesses produtos culturais de tempos e sociedades distintas, buscando compreender semelhanças e diferenças que apresentam, veiculadas, é claro, aos seus respectivos contextos de produção. O tratamento dado às fontes centrou-se na perspectiva de analisá-las sob um aspecto, ou seja, como a protagonista se relaciona com seus pais ou pessoas mais velhas, por meio da metodologia da Análise de Conteúdo. Também se tem por base o conceito de representação social. Dessa forma, reflete-se sobre a infância entendendo-a como uma construção social que pode apresentar transformações segundo tempo e lugar, até mesmo em uma mesma sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).