Em busca do materialismo perdido: a tese de doutorado de Karl Marx
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i14p139-161Palavras-chave:
Tese, Marx, Materialismo dialético, Liberdade, NaturezaResumo
Trata-se de elucidar a posição filosófica de Marx presente em sua tese de doutorado diante de um aspecto fundamental em seu pensamento: o materialismo dialético. Com isso, o presente artigo objetiva mostrar uma interpretação possívelsobre Marx ao dedicar sua tese de doutorado a um tema à primeira vista ínfimo do ponto de vista filosófico. Pois a tese não procura simplesmente se inserir no conjunto de obras de historiadores da filosofia, a fim de desmistificar determinados preconceitos dos pensadores sobre a visão entre Demócrito e Epicuro, mas pretende, antes, apreender o significado de um materialismo capaz de dar conta do déficit de liberdade muito exigido pelo idealismo vigente em sua época. Para tanto, nos concentraremos na sua obra Diferença entre as filosofias da natureza em Demócritoe Epicuro, a fim de compreender mais detidamente as razões de Marx extrair certas conclusões na análise entre os dois filósofos, expondo seus argumentos, passando pelo contexto histórico de sua época.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Paulo Henrique Pereira Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).