Sindicalismo, petróleo e política
mudanças na ação sindical petroleira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p83-99Palavras-chave:
Sindicalismo, Petroleiros, Federação Única dos Petroleiros, PetrobrásResumo
O objetivo deste artigo é analisar as mudanças do sindicalismo petroleiro no decurso da crise político-econômica iniciada em 2013, tendo como referência os trabalhadores petroleiros representados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Argumentamos que em conjunturas instáveis as organizações sindicais tendem a acentuar a confrontação às políticas governamentais e empresariais, entretanto, o conteúdo das estratégias varia de acordo com os desafios contextuais, com a capacidade organizacional dos sindicatos e sua filiação política. Assim, comparativamente às décadas de 1980 e 1990, na conjuntura atual, marcada pela crise na Petrobrás e por políticas estatais de desregulamentação do mercado de trabalho, as lideranças sindicais petroleiras apostaram mais no diálogo do que no conflito aproximando-se de uma prática sindical de tipo propositiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).