Falando com um historiador
entrevista com C. L. R. James por E. P. Thompson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p167-190Palavras-chave:
C. L. R. James, E. P. Thompson, HistóriaResumo
Em 1983, como parte dos eventos organizados pelo Greater London Council para o International Year of Peace, a televisão britânica exibiu um diálogo gravado em novembro de 1981 entre dois historiadores marxistas e ativistas de grande projeção pública naquele momento: E. P. Thompson e C. L. R. James.
No programa, intitulado “Talking History”, os dois estudiosos debateram variados temas de sua história recente, partindo dos movimentos mundiais contrários ao uso de armas nucleares, passando por eventos políticos da Europa, África, Ásia e chegando mesmo a tecer algumas considerações metodológicas sobre o fazer historiográfico. A discussão dura cerca de 50 minutos e é acompanhada pelo som do músico, poeta e
também ativista dos direitos humanos Spartacus R. (Roy Bedeau), mais especificamente de seu álbum “Third World War” (Zara Music Records, 1983).
Acreditando no valor documental da conversa e na atualidade de algumas questões nela abordadas, ublicamos abaixo o trabalho de tradução e transcrição do dito material realizado por Erik W. B. Borda e Wanderson da S. Chaves, precedido por um instigante ensaio introdutório de autoria da mesma dupla de pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).