Autonomia Universitária: o retrovisor que persiste em nortear o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p37-45Palavras-chave:
Autonomia Universitária, Autoritarismo, STF, Lista trípliceResumo
O tema da autonomia universitária demanda a compreensão da formação tardia da instituição universitária no Brasil, que é elemento-chave para seu enraizamento insuficiente na sociedade e, portanto, a baixa compreensão do seu propósito para o desenvolvimento da nação. A hipótese trabalhada é que seria essa a chave explicativa da sua vulnerabilidade, especialmente, no que tange à questão democrática. Para compreender melhor essa relação, esse artigo realiza uma breve recomposição histórica da Universidade no Brasil. Aponta desafios para a efetividade da autonomia universitária. Analisa a abordagem feita pelo STF acerca da utilização da Lei da Lista Tríplice e seus mecanismos de cerceio a democracia. Por fim, compreende que ao longo de sua trajetória no Brasil até os dias atuais, a autonomia universitária é fortemente questionada, especialmente, em momentos de recrudescimento político.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Calé da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).