Reflexões sobre o humanismo português no alvorecer da época confessional

Autores

  • Rui Luis Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88842

Palavras-chave:

Humanismo, Portugal, Confessionalização, Literário, Empírico

Resumo

Este artigo procura compreender o discutido “fechamento” da vida cultural lusitana, experimentado no final do reinado de D. João III, a partir de uma análise do conceito de “processo de confessionalização”. Num primeiro momento, procura caracterizar o ambiente experimentado pelo humanismo português durante e principalmente nos últimos anos do reinado desse monarca português. A seguir, acompanha a formação do conceito de “processo de confessionalização” e oferece algumas críticas que têm por finalidade operacionalizá-lo para o próprio estudo do fenômeno português. Finalmente, procura assinalar as principais características do humanismo português nos inícios da “época confessional”, ou seja, a partir da segunda metade do século XVI, numa discussão crítica com certo viés da historiografia portuguesa que postula uma cisão radical entre uma vertente “literária” e outra “técnico-empírica” no seio desse humanismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rui Luis Rodrigues, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando em História Social pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2011-07-24

Como Citar

Reflexões sobre o humanismo português no alvorecer da época confessional. (2011). Revista Angelus Novus, 2, 51-80. https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88842