O "efeito Beaubourg" na perspectiva de Daniel Buren
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88845Palavras-chave:
Crítica institucional, Daniel Buren, Novos museus, Centre George PompidouResumo
Em 1969, no ocaso do estado de bem-estar social francês, e no rescaldo das rebeliões e greves de 1968, o governo George Pompidou anuncia o projeto de construção de um ambicioso centro cultural, que anos mais tarde levaria o nome de seu idealizador. Apesar de contar com um espaço expositivo e acervo permanente (Musée National d’Art Moderne), o Beaubourg não pode ser enquadrado apenas na categoria de museu. Costurado no coração de Paris, o Centro parece antes acumular a função de um museu em um empreendimento muito mais vasto, que engloba a Biblioteque Publique d’Information, um centro de pesquisa em música (IRCAM), entre outras ações. Nossa intenção aqui é mostrar como estas questões, vinculadas aos “novos museus”, foram formalizadas em um momento da obra do artista plástico francês Daniel Buren, autor ligado aos desdobramentos neovanguardistas na França, conhecido como um dos principais expoentes da institutional critique. Para tanto analisaremos, apoiado na bibliografia disponível sobre o assunto, seus escritos e suas duas instalações complementares realizadas no Centro George Pompidou intituladas Les Couleurs: sculpture (1975-1977) e Les formes: peinture (1976-1978).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Angelus Novus (São Paulo)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).