Os trabalhadores da construção civil na revista Veja

alguns apontamentos

Autores

  • Edina Rautenberg Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88847

Palavras-chave:

Revista Veja, Empresas de construção civil, Ditadura militar brasileira, Estado e poder, Trabalhadores

Resumo

O projeto de mestrado visa dar continuidade às investigações acerca do papel exercido pela revista semanal Veja enquanto aparelho privado de hegemonia, sob uma visão gramsciana, e sua função na luta intra-classe da burguesia nacional durante o período da ditadura civil-militar brasileira. Nosso trabalho, com bolsa de pesquisa financiada pela CAPES, procura perceber os interesses de classe defendidos na linha editorial da revista Veja, priorizando em perceber a revista como aparelho privado de hegemonia com afinidades políticas em torno de um setor específico do capital, as empresas de construção civil. Pretendemos demonstrar como a revista foi construindo seu discurso de maneira a criar consenso em torno dos projetos desse setor que, supomos, tinham consonância com os da revista. Neste sentido, este artigo procurará identificar, dentro das matérias levantadas que tratavam do setor da construção civil, a figura dos trabalhadores e como eles são apresentados por Veja.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edina Rautenberg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais, nível mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon. Linha de Pesquisa Estado e Poder. Bolsista pela CAPES. Orientada pela professora Dra Carla Silva.

Downloads

Publicado

2011-07-24

Como Citar

Os trabalhadores da construção civil na revista Veja: alguns apontamentos. (2011). Revista Angelus Novus, 2, 180-193. https://doi.org/10.11606/ran.v0i2.88847