A guerra no papel
o processo de independência cubana nas páginas de O Estado de S. Paulo (1895-1898)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.88852Palavras-chave:
Cuba, Estado de S. Paulo, Brasil, Guerra Hispano-AmericanaResumo
A história da independência cubana é a mais longa da América, e uma das mais dramáticas: Cuba chegou tarde à independência, em comparação com os outros países hispano-americanos, e mesmo assim não a conseguiu por completo, já que ficou por um longo período sobre a tutela política dos Estados Unidos. O longo processo de independência de Cuba culminou com mudanças importantes para a América Latina, pois encerrou a presença colonial espanhola no território americano e abriu caminho para uma nova fase da política exterior dos Estados Unidos para o território latino-americano. Este artigo tem como objetivo analisar o conflito de independência cubana, nos anos de 1895 a 1898, sob a ótica da imprensa brasileira, por meio das notícias apresentadas no jornal O Estado de S. Paulo, levando- se em conta seu posicionamento político, a distribuição interna das notícias e o momento político no qual se encontrava o território brasileiro. Palavras-chave: Cuba; Estado de S. Paulo; Brasil; Guerra Hispano-AmericanaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-05-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Saiani, R. C. S. (2012). A guerra no papel: o processo de independência cubana nas páginas de O Estado de S. Paulo (1895-1898). Revista Angelus Novus, 3, 31-49. https://doi.org/10.11606/ran.v0i3.88852