"Um sinal de decadência”

Críticas católicas a promoção do preservativo aos jovens como método de prevenção ao HIV/AIDS

Autores

  • Cláudio José Piotrovski Dias Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i4.88866

Palavras-chave:

Aids, Campanhas de Prevenção, Sexo seguro, Igreja Católica, Castidade.

Resumo

Este artigo apresenta parte da discussão que fiz em minha monografia de conclusão de curso, defendida em novembro de 2008, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com efeito, analisei as respostas sócio-culturais arroladas na luta contra a epidemia da Aids no Brasil. Especificamente, busquei refletir sobre as críticas elaboradas por clérigos da Igreja Católica às campanhas e programas de prevenção empreendidos pelo Governo Federal dentre os anos de 1993 a 2007 para conter os avanços da epidemia no segmento jovem da população. Aqui apresento as campanhas de prevenção à Aids destinadas aos jovens, seguidas das críticas arroladas por três católicos: o teólogo Felipe Aquino, o Cardeal Rafael Llano Cifuentes e o Bispo Eduardo Benes, encerrando com minha análise sobre a celeuma, sob a luz do conceito de Representação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio José Piotrovski Dias, Fundação Oswaldo Cruz

    Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Mestrando do Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Downloads

Publicado

2013-05-28

Como Citar

"Um sinal de decadência”: Críticas católicas a promoção do preservativo aos jovens como método de prevenção ao HIV/AIDS. (2013). Revista Angelus Novus, 4, 78-96. https://doi.org/10.11606/ran.v0i4.88866