Da estrada de terra ao asfalto
sujeitos no processo de urbanização em um bairro de Florianópolis (1970-2012)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i5.88876Palavras-chave:
história oral, memória, metodologiaResumo
As transformações estabelecidas em Florianópolis (SC)[i] a partir das últimas décadas do século XX - decorrentes dos processos de urbanização e turistificação - não ocorreram de forma simultânea em toda a cidade, assim como a percepção de seus moradores sobre estas também são destoantes e envoltas em disputas e tensões. Os bairros do chamado “interior da ilha” – como Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição - foram os que mais sentiram tais mudanças, dada sua condição de ruralidade até meados de 1970 – período que parte desses locais passa a atrair turistas e novos moradores. Nesse sentido, esse artigo pretende – através do método da história oral - compreender como esses processos foram percebidos por alguns moradores do bairro Santo Antônio de Lisboa – localizado ao norte da ilha de Santa Catarina - antes majoritariamente formado por uma população autóctone e hoje rodeado por moradores oriundos dos mais diferentes lugares do Brasil e do mundo.
rísticos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).