História de vida de D. Pinah sob a ótica da narrativa individual e do AT-9
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i6.88887Palavras-chave:
AT-9, Gerontologia, História de vida, EspiritualidadeResumo
Registra-se aqui o resultado de pesquisa historiográfica, contextualizada nas áreas de psicologia e de gerontologia, com um de estudo de caso longitudinal, de envelhecimento bem sucedido, estudo este, realizado de 2009 -2013, tendo como sujeito, D. Pinah (DP), natural da Bahia, sexo feminino, letrada, viúva, 74 anos, residente em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no Distrito Federal (DF), desde 2004. A função da espiritualidade como historiografia, foi construída mantendo preservados os aspectos objetivos e subjetivos da importância da família de origem, da vivência laboral e do casamento como lugar sócio afetivo, que ela ocupou em toda construção de sua vida adulta. Manteve como ideal o de estudar, pois entrou no mercado de trabalho, desde criança para ajudar no sustento da casa, sendo-lhe então negado temporariamente o alcance desta meta. A espiritualidade possibilitou-lhe a conectividade com todas as demais áreas de interesse: trabalho, família e estudo, no qual fez progressos no aprendizado de informática e de idiomas. DP tem como traço, perfil resiliente, identificado em sua conduta e constatado através de sua narrativa com os indicadores de cidadania, otimismo, crenças positivas, progresso pessoal e construção de rede social. Valores, portanto, identificados com a historiografia, uma vez que são expressos em linguagem e contém dados de uma história de vida, professada na crença da alegria de cantar para servir a Deus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).