Identidade e cultura em Porto Alegre no Pós-abolição
A criação da Banda Municipal de Porto Alegre (1925)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.90191Palavras-chave:
História Social da Música, Pós-abolição, AfrodescendentesResumo
Este artigo tem como tema a cultura musical de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX. Para isso será analisada a formação da Banda Municipal de Porto Alegre, uma instituição que foi criada e financiada pelo poder público (carregando, inclusive, o nome da cidade consigo), enfatizando a relação entre a população, as suas atividades artísticas e a sua identidade desejada. Colocar-se-á em diálogo a elite letrada, o poder público e setores da comunidade afrodescendente, em frente às tensões resultantes da transformação desse conjunto musical. A análise dessa instituição musical tem por fim perceber quais eram os termos desse debate e como estava articulada a relação entre a música e a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).