Identidade e cultura em Porto Alegre no Pós-abolição

A criação da Banda Municipal de Porto Alegre (1925)

Autores

  • Felipe Rodrigues Bohrer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.90191

Palavras-chave:

História Social da Música, Pós-abolição, Afrodescendentes

Resumo

Este artigo tem como tema a cultura musical de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX. Para isso será analisada a formação da Banda Municipal de Porto Alegre, uma instituição que foi criada e financiada pelo poder público (carregando, inclusive, o nome da cidade consigo), enfatizando a relação entre a população, as suas atividades artísticas e a sua identidade desejada. Colocar-se-á em diálogo a elite letrada, o poder público e setores da comunidade afrodescendente, em frente às tensões resultantes da transformação desse conjunto musical. A análise dessa instituição musical tem por fim perceber quais eram os termos desse debate e como estava articulada a relação entre a música e a população.

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Biografia do Autor

  • Felipe Rodrigues Bohrer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: música, músicos negros, territórios negros e pós abolição.

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Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Dossiê temático: Racismo e antirracismo

Como Citar

Identidade e cultura em Porto Alegre no Pós-abolição: A criação da Banda Municipal de Porto Alegre (1925). (2016). Revista Angelus Novus, 9, 81-108. https://doi.org/10.11606/ran.v0i9.90191