Cultura, memória e cotidiano
A representação sobre os camponeses durante o regime cívico-militar de Alfredo Stroessner no Paraguai (1954-1989)
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v7i12.99051Palavras-chave:
Stronismo, Resistências cotidianas, Setores popularesResumo
O regime cívico-militar de Alfredo Stroessner (1954-1989) desenvolveu um sistema controlador que reprimiu a oposição feita ao governo. Os alvos dessa repressão foram os setores populares, os políticos vinculados a partidos opositores, os padres e os jornalistas. A historiografia sobre a resistência ao stronismo destaca as ações dos grupos “intelectualizados” da sociedade paraguaia e dos trabalhadores urbano-industriais, organizados em sindicatos e partidos políticos. Além disso, prioriza como formas de refutação as manifestações públicas, as contestações político-partidárias e a atuação de grupos armados, “esquecendo-se” das práticas oposicionistas no âmbito privado. O presente trabalho tem como escopo a análise das táticas desenvolvidas pelos camponeses durante a presidência de Stroessner a partir dos depoimentos existentes no tomo V do Informe Final da Comisión de Verdad y Justicia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).