A Tortura em foco
o trabalho da Anistia Internacional em relação ao Brasil durante a Ditadura Militar
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v7i12.99090Palavras-chave:
Anistia Internacional, Regime militar brasileiro, Direitos Humanos, TorturaResumo
Durante o regime militar brasileiro, a organização Anistia Internacional (AI) trabalhou na defesa de presos políticos e na divulgação de denúncias de tortura entre a comunidade internacional. Como parte de um projeto de pesquisa mais amplo, cujo objetivo é investigar a atuação da Anistia Internacional no Brasil, o presente artigo pretende mostrar como foi a abordagem da Anistia em relação às denúncias de tortura cometidas por agentes do regime militar brasileiro. O artigo propõe identificar aspectos relevantes das origens e da história da Anistia Internacional para compreender dois de seus princípios fundamentais: o princípio da não-violência e a ênfase no indivíduo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).