“Acossado” (1960): uma representação da juventude no cinema francês
DOI:
https://doi.org/10.11606/ran.v0i8.107904Palavras-chave:
França, Juventude, Cinema, Década de 1950Resumo
O presente artigo examina o estabelecimento de uma cultura da juventude na França, no final da década de 1950. Após a Segunda Guerra Mundial, esta nação experimenta um processo de desenvolvimento econômico durante o qual elementos culturais básicos passam por substanciais transformações, sublinhando-se o surgimento de uma cultura jovem. Desta forma, analisa-se a produção cinematográfica “Acossado” (À bout de souffle, dir.: Jean-Luc Godard – 1960) objetivando-se observar a forma pela qual as demandas desta parcela da sociedade francesa foram absorvidas e representadas no cinema. Além disso, aborda-se a relação do surgimento do movimento cinematográfico denominado Nouvelle Vague com a consolidação da juventude enquanto ator cultural.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2015 Carlos Vinicius Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).